Divórcio Judicial

Sumário

Advogado divórcio

O Escritório de Advocacia Griebeler e Mendonça conta com advogado preparado para prestar todo o amparo jurídico necessário em seu divórcio, seja ele extrajudicial (em cartório) ou judicial. Consensual e o Divórcio Judicial Litigioso.

Entenda qual é a forma que melhor se encaixa no seu caso.

O Divórcio no Brasil

Com a Emenda Constitucional n°9, de 28/06/1977 foi inaugurado o divórcio no Brasil e posteriormente, a Emenda foi regulamentada pela Lei n°6.515/1977.

A lei introduziu o divórcio-conversão, ou seja, somente após de judicialmente separado por três anos, o cônjuge conseguiria solicitar a conversão da separação em divórcio.

Surgia também a figura do divórcio direto, mas essa possibilidade era resguardada aos casais que já houvessem se separado há mais de 05 (cinco) anos em 28 de junho de 1977.

O objetivo dos legisladores, ao elaborar o texto da Lei do Divórcio, era de propiciar amparo legal para a solução de questões relacionadas ao patrimônio da família, bem como aos direitos previdenciários como pensões, seguros, etc…

De acordo com eles, o divórcio proporcionaria a oportunidade de nova reestruturação familiar e, em especial, dar às mulheres estabilidade moral e aos seus filhos, o reconhecimento.

Depreende-se, portanto, que como resultado de uma emenda constitucional apresentada pelo Senado, a Lei do Divórcio (Lei 6.515/1977) possibilitou uma significativa transformação social no país, pois foi dada ao casal a oportunidade de ‘facilitar’ o encerramento do casamento e por consequência, a oportunidade de constituir uma nova família.

Sem dúvida alguma, a dissolução do casamento presenciou uma histórica evolução.

Mudanças após a Constituição Federal de 1988

Mais tarde, com a Constituição Federal de 1988, foram modificados os requisitos contidos na Lei nº 6.515/77, diminuindo o prazo exigido para a conversão da separação em divórcio de três para dois anos, e se comprovada a separação de corpos por mais de dois anos.

Em seu artigo 226, podemos notar a substancial mudança promovida pela Constituição de 1988, que foi ter consentido o divórcio ao casal após um ano de separados judicialmente ou dois anos de separação de fato, onde não era necessária discussão acerca dos motivos ou culpabilidade, sendo que satisfazia o simples ato de separação dos cônjuges para dar entrada no divórcio.

A nova diretriz constitucional surgiu para atender ao interesse de todos e cessar com um tema burocrático que permaneceu no decorrer de anos pela histórica de pertinácia à adesão do divórcio.

A Lei 11.441/2007 adicionou o art. 1.124-A ao Código de Processo Civil vigente a época, e propiciou a consumação da separação e do divórcio por via administrativa.

Desta forma, através de escritura pública em um cartório, sem a exigência de homologação judicial, já era possível se separar e divorciar, o que evidencia um avanço no Direito de Família. No entanto, tem de haver acordo entre as partes, não possuírem filhos menores ou incapazes.

Com a promulgação da Emenda Constitucional nº 66 de 2010, que deu nova redação ao art. 226 da CF, suprimiu-se a separação judicial e todas as suas condições e também os prazos que eram determinados para que um casal pudesse se divorciar.

Qualquer um dos cônjuges  tem direito a decisão de se divorciar, sem precisar aguardar qualquer tipo de prazo ou indicar motivos.

Essas mudanças decorreram em razão da evolução da sociedade, que possuía o anseio por adequações da legislação ao contexto social, desburocratizando a ruptura matrimonial. A finalidade era de que a população tivesse cada vez menos influência do Estado em sua vida e suas relações e mais liberdade de decisão.

Divórcio Judicial

É o rompimento definitivo do matrimônio, sendo que, ele finda com todas as responsabilidades legais do casamento civil.

Sendo judicial, significa que será necessário dar entrada em um processo, onde busca-se a homologação de um juiz para que se realize.

divorcio judicial
divorcio judicial

Divórcio Judicial Consensual 

No Divórcio Judicial Consensual, as partes estão em comum acordo sobre o fim do relacionamento e todos os assuntos a ele relacionado, bem como partilha dos bens, pensão, guarda e visitas dos filhos.

Nota-se que embora as partes estejam de comum acordo, o fato de haver filhos menores e/ou incapazes faz com que não seja possível a formalização do divórcio em Cartório. De todo modo, por ser de maneira amigável, é uma das formas  mais rápidas. E apesar do nome, nessa modalidade não há necessidade de discussão judicial.

Com o auxílio de um advogado, as partes poderão elaborar um Termo de Acordo, definindo  o que for mais adequado para a dissolução do vínculo matrimonial. Feito isso, será solicitada a homologação judicial desse Acordo através de um processo.

O Divórcio Judicial Consensual além de ser mais rápido, possui custo financeiro menor e o mais importante, evita desgaste emocional em toda a família, tornando sempre que possível e levando em consideração as particularidades de cada caso, a opção mais vantajosa pra ambas as partes.

Nesse caso, o mesmo advogado poderá atuar para as duas partes. 

Divórcio Judicial Litigioso

O Divórcio Judicial Litigioso por sua vez, é aquele no qual as partes não concordam com o divórcio ou algum(ns) de seus termos. Inicia-se um processo no qual serão discutidos os direitos e deveres de cada um dos cônjuges.

Vale ressaltar que é um processo mais longo, desgastante e com custo financeiro mais alto. Cada parte deverá ser representada por um advogado.

Nesse momento, a escolha de um  advogado especialista em divórcio, faz a diferença para que toda a assistência necessária seja prestada de forma qualificada e humanizada, tendo em vista que o fim de um relacionamento é difícil para ambas as partes.

O escritório Griebeler e Mendonça Advogados Associados está preparado para prestar a assistência jurídica necessária para o seu caso.

Para mais informações, solicite atendimento sem compromisso.

Griebeler e Mendonça Advogados Associados

Griebeler e Mendonça Advogados Associados

Escritório de Advocacia

{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.singularReviewCountLabel }}
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.pluralReviewCountLabel }}
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}

Preencha o formulário e fale com Advogado Especialista

Obrigado por nos contactar!

Caso queira falar agora com advogado online, clique no botão abaixo.

advogado em brasilia

Contate-Nos

Entre em contato agora mesmo com advogado online através do whatsapp e obtenha desconto exclusivo, clique no botão abaixo.

advogado em brasilia