Parto de Urgência – Plano de Saúde deve cobrir mesmo sem previsão

Sumário

Operadora de saúde deve cobrir parto de urgência, mesmo que plano não preveja despesas obstétricas

plano de saude negativa parto urgência
plano de saude negativa parto urgência

Saiba que nos planos de saúde contratados na modalidade hospitalar, a ausência de previsão contratual de cobertura de atendimento obstétrico não isenta a operadora de saúde da responsabilidade de custear o atendimento de beneficiária que necessite de parto de urgência.

A obrigação está estabelecida em vários normativos, como o artigo 35-C da Lei 9.656/1998 e a Resolução Consu 13/1998.

Também segue no mesmo sentido o entendimento da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) ao manter acórdão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) o qual fixou condenação ao plano de saúde e o hospital a pagarem, todos juntos, indenização por danos morais para uma segurada que, encontrando-se em situação de urgência obstétrica, foi negado o seu pedido pelo hospital e pelo plano de saúde quanto a internação do parto de urgência, o que é um verdadeiro ABSURDO.

No caso do processo judicial, a segurada do plano de saúde, depois de dar entrada no hospital já em trabalho de parto, foi informada de que o bebê se encontrava em sofrimento fetal e que havia necessidade de internação em regime de urgência, contudo, disseram que o plano de saúde dela não iria cobrir o parto de urgência.

Na ação judicial, a segurada afirmou que o hospital não se prontificou a realizar o parto, pelo contrário, enfatizaram que ela precisaria correr contra o tempo para ir até uma clínica que realizasse o procedimento.

Assim, a segurada solicitou uma ambulância e se dirigiu a um hospital público, local em que foi realizado o parto. Em razão das condições de saúde, o bebê teve que ser reanimado após o nascimento, mas sobreviveu.

Em primeiro grau, o juiz condenou o plano de saúde e o hospital ao pagamento solidário de R$ 100 mil a título de danos morais. O TJRJ reduziu o valor para R$ 20 mil.

advogado especialista em plano de saude
advogado especialista em plano de saude

Por meio de recurso especial, a operadora de saúde argumentou que a beneficiária contratou o plano de saúde apenas no segmento hospitalar, sem cobertura de despesas com atendimento obstétrico, o que impedia o reconhecimento de sua responsabilidade pela cobertura do parto de urgência.

Griebeler e Mendonça Advogados Associados

Griebeler e Mendonça Advogados Associados

Escritório de Advocacia

{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.singularReviewCountLabel }}
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.pluralReviewCountLabel }}
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}

Preencha o formulário e fale com Advogado Especialista

Obrigado por nos contactar!

Caso queira falar agora com advogado online, clique no botão abaixo.

advogado em brasilia

Contate-Nos

Entre em contato agora mesmo com advogado online através do whatsapp e obtenha desconto exclusivo, clique no botão abaixo.

advogado em brasilia